Catarata
É uma patologia dos olhos que consiste na opacidade parcial ou total do cristalino ou de sua cápsula. Pode ser desencadeada por vários fatores, como traumatismo, idade, Diabetes mellitus, uveítes, uso de medicamentos,etc..
Tipicamente apresenta-se como embaçamento visual progressivo que pode levar a cegueira ou visão subnormal.
Alergia Ocular
É uma inflamação dos olhos provocada por uma reação do nosso organismo a substâncias aparentemente inofensivas.
No doente alérgico ao pólen, ao pó da casa ou alimentos como o chocolate ou o marisco, são reconhecidos pelo sistema imunitário como perigosos! Assim, sempre que há contacto com estas substâncias - designadas por alergénios - o organismo ativa uma resposta de defesa que leva ao aparecimento dos sintomas típicos da alergia.
Glaucoma
É uma designação genérica para um grupo de doenças distintas que envolvem pressão intraocular associada a neuropatia óptica. A pressão intraocular elevada é um fator de risco significativo para o desenvolvimento de glaucoma, elevada durante anos sem apresentar lesões. Reduzir a pressão diminui a perda visual mesmo nesses casos. Se não for tratado, o glaucoma leva ao dano permanente do disco óptico da retina, causando uma perda progressiva do campo visual.
DMI
Degeneração macular relacionada com a idade.
É uma doença degenerativa da retina que provoca uma perda progressiva da visão central e leva a cegueira. Atualmente é apontada como a causa mais comum de perda de visão nas pessoas acima de 55 anos.
Blefarite
É uma inflamação não contagiosa das pálpebras. É normalmente caracterizada pela produção excessiva de uma camada lípidica (óleo), gerada por uma glândula encontrada na pálpebra, criando uma condição favorável para o crescimento bacteriano. Eventualmente, a blefarite poderá afetar a visão.
Olho Seco
É uma doença caracterizada pela não produção de lágrimas e por dificuldades de visão, principalmente durante a noite. Caracteriza-se pela degeneração da conjuntiva e da córnea, que se apresentam secas, enrugadas e atrofiadas. As glândulas ópticas, obstruídas, deixam de produzir a secreção lacrimal responsável pela lubrificação do globo ocular. Também pode atingir coelhos.